Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Campanha reforça o papel da universidade na melhoria da cidade, em projetos de extensão como o Abraça, em que a comunidade acadêmica ajuda a reformar e melhorar escolas da cidade
Desde a última sexta-feira, as hashtags #SouUFSM, #SouUniversidadePública, #EuDefendoAUniversidadePública ganharam destaque nas redes sociais com a utilização de avatares em perfis e depoimentos de servidores, professores, alunos e toda pessoa que tem ou já teve alguma ligação com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A campanha quer chamar a atenção para a importância da instituição para a cidade e para a região.
Fora das redes, a UFSM lançou ontem uma campanha oficial de valorização da universidade pública. A iniciativa contará com atividades presenciais. No próximo sábado, a universidade irá promover um momento de interação com a comunidade na Feira do Livro de Santa Maria, na Praça Saldanha Marinho. No domingo, o Viva o Campus terá uma edição especial de valorização da instituição.
Segundo o reitor da UFSM, Paulo Burmann, também estão sendo articuladas audiências públicas junto às Câmaras de Vereadores de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
- Neste momento, o apelo que se faz é em defesa da universidade pública e de qualidade.
Esse é um apelo à nossa comunidade e à sociedade como um todo, que tem na universidade seu referencial de uma instituição de confiança, de que tem na universidade a expectativa de formação de seus filhos e desenvolvimento de sua comunidade - destaca Burmann.
A proposta surgiu para ressaltar os impactos do corte orçamentário de cerca de 30% - aproximadamente R$ 46 milhões contingenciados. Com o bloqueio desse valor, a Reitoria afirma que não terá recursos suficientes para encerrar o ano de 2019.
É preciso uma defesa das universidades com racionalidade e sem radicalismo
A CAMPANHA
A campanha da UFSM propõe a participação da comunidade com relatos de experiências (fotos, vídeos e depoimentos) relacionadas à universidade. Burmann ressalta que a participação está aberta a estudantes, servidores ativos e aposentados, egressos, lideranças locais e regionais, além de membros da comunidade.
Em um primeiro momento, a campanha será desenvolvida nas redes sociais. A UFSM lançou um tema para utilização nas fotos de perfil dos usuários do Facebook. Já as páginas e perfis oficiais vinculados à universidade, no Facebook e no Instagram, compartilharão vídeos, fotos e informações que demonstrem o impacto da UFSM para a sociedade.
No vídeo abaixo, o jornalista Marcelo Canellas, que é egresso da Federal, dá seu depoimento:
COMUNIDADE
Conforme a instituição, o apelo para que a comunidade defenda a universidade vai além da formação acadêmica. Para isso, argumenta que a UFSM desenvolve projetos e ações permanentes nas áreas de sustentabilidade, cultura e eventos, saúde, tecnologia e produção, entre outros, beneficiando diretamente a comunidade de Santa Maria e da região por meio de serviços e atendimentos específicos.
Entre as iniciativas, estão a clínica odontológica, os projetos agropecuários, o Planetário, a Polifeira do Produtor Rural e o Abraça - ação desenvolvida por acadêmicos da UFSM em escolas públicas da cidade para melhoria dos espaços e da estrutura física.